A Operação Raízes do Cedro, coordenada pelo governo brasileiro para repatriar cidadãos no Líbano, realizou seu décimo voo nesta segunda-feira (4). A aeronave KC30 decolou de Beirute às 13h18, transportando 213 passageiros, incluindo seis crianças de colo, e quatro animais de estimação. A chegada ao Brasil está prevista para a madrugada de terça-feira, 5 de novembro, na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos.
Desde o lançamento da operação em 5 de outubro, já foram resgatadas 2.071 pessoas e 24 animais de estimação da região, marcada por incertezas e conflitos. A iniciativa faz parte dos esforços do governo federal para garantir o retorno seguro de brasileiros em meio a uma situação de instabilidade. Além disso, a operação reflete a preocupação em oferecer assistência imediata àqueles que se encontram em risco no exterior.
A cobertura sobre o conflito na região destaca episódios recentes, como ações militares que impactam a segurança dos cidadãos, aumentando a urgência de operações humanitárias como esta. Iniciativas internacionais e apelos diplomáticos também seguem em pauta, com diversos países, incluindo o Brasil, solicitando à ONU medidas para conter o envio de armamentos às áreas de confronto.