Na madrugada deste sábado (9), um avião cargueiro da empresa Total Cargo, que havia partido de Vitória (ES), realizou um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A tripulação do Boeing 737 detectou um incêndio no porão da aeronave enquanto sobrevoava a cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, e decidiu desviar para o principal aeroporto do país. O incidente ocorreu por volta das 2h, e a situação exigiu ação rápida.
A equipe de segurança do aeroporto, junto com o Corpo de Bombeiros, foi mobilizada para combater as chamas. Pelo menos três veículos da brigada de incêndio de Guarulhos participaram da operação, que se estendeu até a manhã de sábado. Por volta das 7h, os bombeiros haviam controlado o fogo e realizado o rescaldo. Não houve vítimas, e a documentação da aeronave foi verificada e estava em conformidade com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) iniciou uma investigação sobre as causas do incêndio e o pouso de emergência. A Polícia Federal também foi acionada para apurar o ocorrido. A empresa Total Cargo, que tem o Correios como principal cliente, ainda não se manifestou publicamente sobre o incidente. A área do aeroporto onde o avião estava estacionado foi liberada após a remoção da aeronave.