A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou uma leve queda dentro da margem de erro na comparação entre as pesquisas realizadas de maio a novembro, de acordo com o levantamento do instituto MDA, solicitado pela Confederação Nacional de Transporte (CNT). A pesquisa revela que 35,5% dos entrevistados classificaram o governo de maneira positiva, enquanto 30,8% fizeram avaliações negativas e 32,1% consideraram o governo regular. No entanto, se comparada com os dados de janeiro, a avaliação positiva do governo teve uma queda mais acentuada, fora da margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
A série histórica dos levantamentos mostra um declínio gradual na avaliação positiva: 43% em janeiro, 37% em maio e 35% em novembro. Já as avaliações negativas passaram de 28% em janeiro para 31% em novembro, indicando uma insatisfação crescente. O percentual dos que avaliam o governo como regular também subiu, de 28% em janeiro para 32% em novembro, sugerindo um aumento no contingente de pessoas que adotam uma posição neutra quanto ao desempenho governamental.
Além das avaliações sobre o governo, a pesquisa também registra um declínio na aprovação do presidente Lula, passando de 55% em janeiro para 50% em novembro. Paralelamente, a desaprovação subiu de 40% para 46% no mesmo período. Esses números refletem uma tendência de queda na popularidade e aprovação do governo, com uma maioria de 49,7% dos entrevistados desaprovando o desempenho de Lula em novembro. O levantamento, realizado entre 6 e 9 de novembro com 2.002 pessoas de 137 municípios, possui um nível de confiança de 95%.