A escritora Rosa Freire D’Aguiar foi a grande vencedora da 66ª edição do Prêmio Jabuti, realizada no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, na noite desta terça-feira (19). Seu livro Sempre Paris: crônica de uma cidade, seus escritores e artistas foi eleito o Livro do Ano, e a autora também venceu na categoria de crônica. Rosa, que expressou surpresa e emoção em seu discurso, receberá um prêmio de R$ 70 mil, além de passagens e hospedagem para participar da Feira do Livro de Frankfurt, um dos maiores eventos literários do mundo.
O Prêmio Jabuti deste ano contou com 22 categorias, divididas entre os eixos de Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação, incluindo novas premiações, como a categoria Escritor Estreante — Poesia. No total, 4.170 obras foram inscritas, e cada vencedor, exceto na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior, recebeu a tradicional estatueta do Jabuti e R$ 5.000. Além disso, as editoras responsáveis pelas obras vencedoras também foram premiadas com a estatueta.
A cerimônia, transmitida pelo canal oficial da Câmara Brasileira do Livro no YouTube, reafirmou a importância do Jabuti como a mais tradicional premiação literária do Brasil. Com destaque para as novas categorias de Saúde e Bem-Estar, Educação e Negócios no eixo de Não Ficção, o evento promoveu a diversidade de temas e talentos na literatura nacional.