No terceiro trimestre de 2024, as horas trabalhadas na indústria paulista apresentaram um crescimento de 2,2% em relação ao período anterior, conforme dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp). Além disso, as vendas também avançaram 2,1%, enquanto os salários médios tiveram um leve aumento de 0,1%. Por outro lado, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) registrou uma queda de 0,4 ponto percentual, refletindo uma utilização um pouco menos eficiente da capacidade produtiva.
Durante o mês analisado, três dos quatro indicadores apresentaram crescimento. O Nuci aumentou 1,1 ponto percentual, atingindo 79,8%, o maior nível desde setembro de 2023. As horas trabalhadas subiram 0,7%, e os salários tiveram uma alta de 0,6%. No entanto, as vendas mostraram uma retração de 1,3% nesse mesmo período, sinalizando desafios no mercado consumidor.
No acumulado do ano até setembro, os salários médios subiram 1,4% e as horas trabalhadas tiveram um aumento de 0,39%. As vendas, entretanto, foram o único componente a apresentar variação negativa, com uma queda de 1,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esses dados destacam um cenário de crescimento moderado na produção industrial, apesar da queda nas vendas e da leve desvalorização da capacidade instalada.