Outubro de 2024 registrou um aumento significativo na incidência de raios nas cidades de Limeira e Piracicaba, em comparação ao ano anterior. Limeira contabilizou 3.761 raios, o que representa um aumento de 68,5% em relação a outubro de 2023, quando foram registrados 2.231 raios. Piracicaba também apresentou números alarmantes, com 7.080 raios durante o mês, sendo 480 ocorrências em um único dia, evidenciando a intensidade das chuvas e tempestades que afetaram a região.
Apesar da elevada quantidade de raios, os especialistas do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat/Inpe) não associaram essa incidência a fenômenos climáticos específicos. O mês de outubro teve a menor soma de dias com chuvas em Piracicaba desde 2020, mas as tempestades ocorridas nos dias 11 e 24 foram marcadas por descargas elétricas expressivas, que contribuem para o aumento dos registros de raios.
Além dos dados regionais, uma tendência nacional também se destaca, com previsão de aumento de 40% na incidência de raios no Brasil até o fim do século, devido ao aquecimento global. Em meio a essas ocorrências, especialistas recomendam cuidados para a segurança durante tempestades, como evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada e não se expor a locais abertos e objetos metálicos.