O Atlético-MG vive um momento complicado no Campeonato Brasileiro, somando cinco jogos consecutivos sem vitória. Após perder para o Athletico-PR por 1 a 0, o time permanece na 10ª posição, com 42 pontos, apenas cinco à frente do Juventude, que ocupa o 17º lugar e é o primeiro time da zona de rebaixamento. Outros times próximos ao Galo na tabela são Corinthians, Grêmio, Vitória, Fluminense e Criciúma, todos com menos pontos, o que aumenta a tensão nas últimas rodadas.
Apesar da sequência negativa, o Atlético ainda mantém esperança de se classificar para a Copa Libertadores, estando a apenas cinco pontos do Cruzeiro, sétimo colocado. Com apenas cinco rodadas restantes, o time terá confrontos diretos contra Juventude e Athletico-PR, ambos em casa. Além disso, o Galo pode garantir uma vaga para a competição continental se vencer a final da Copa Sudamericana contra o Botafogo, no dia 30 de novembro, em Buenos Aires.
Outro desafio para o Atlético-MG é a ausência de sua torcida nas últimas partidas no Campeonato Brasileiro, devido à interdição da Arena MRV após incidentes na final da Copa do Brasil. O clube mineiro terá que jogar em outros estádios da cidade, mas sem o apoio de sua torcida. A estreia sem público será no próximo jogo, contra o Botafogo, no Independência, pela 34ª rodada.