O Atlético-MG vive um momento instável na temporada e busca retomar o bom futebol antes da final da Copa Libertadores, marcada para o dia 30 de novembro. Neste sábado (16), o time enfrenta o Athletico-PR, que luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, em partida atrasada da 19ª rodada. O Galo não vence há seis jogos, com a última vitória ocorrendo no dia 22 de outubro, contra o River Plate, pela Libertadores. Desde então, o time acumulou dois empates, quatro derrotas e a perda do título da Copa do Brasil para o Flamengo.
Enquanto se prepara para o confronto decisivo contra o Botafogo na Libertadores, o Atlético-MG busca somar pontos para se aproximar da zona de classificação à próxima edição do torneio continental. O time está atualmente na 10ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 42 pontos, enquanto o Athletico-PR está em situação crítica, ocupando o 18º lugar com 34 pontos, três a menos que o primeiro time fora da zona de rebaixamento. O jogo marca o reencontro entre os técnicos Lucho González e Gabriel Milito, que atuaram juntos pela seleção argentina na Copa do Mundo de 2006.
O Atlético-MG entra em campo com alguns desfalques importantes, como Matías Zaracho, Cadu, Guilherme Arana, Junior Alonso, Alan Franco e Eduardo Vargas, que estão com suas seleções. A equipe poderá ter mudanças em relação ao empate contra o Flamengo, especialmente no ataque e na lateral-esquerda, com a possível entrada de Paulinho no lugar de Hulk, que pode ser poupado devido a desgaste muscular. Já o Athletico-PR conta com o retorno de alguns jogadores importantes, como Fernandinho, Thiago Heleno e Nikão, e espera uma recuperação para evitar o rebaixamento.