A atividade empresarial nos Estados Unidos alcançou em novembro seu maior patamar desde abril de 2022, segundo o Índice de Gerentes de Compras (PMI) da S&P Global. O índice composto, que mede os setores de manufatura e serviços, subiu para 55,3, acima dos 54,1 registrados em outubro. Leituras acima de 50 indicam expansão, sinalizando um possível aumento no ritmo de crescimento econômico no quarto trimestre, após uma taxa anualizada de 2,8% no período de julho a setembro.
O setor de serviços liderou esse avanço, enquanto o declínio da indústria manufatureira mostrou sinais de estabilização. A medida de novos pedidos recebidos pelas empresas também registrou crescimento, subindo para 54,9 em novembro. Apesar disso, os aumentos de preços continuam desacelerando, com o índice de preços médios pagos pelas empresas caindo, e a resistência dos consumidores limitando a capacidade de repasse de custos pelas companhias.
Os dados refletem maior otimismo empresarial, impulsionado pela expectativa de uma política econômica mais favorável e por possíveis reduções nas taxas de juros sob a gestão do novo governo. Essa visão positiva contribuiu para o aumento da produção e novos pedidos, especialmente no setor de serviços, que registrou sua maior leitura desde março de 2022, superando as previsões do mercado.