Um ataque aéreo israelense em Gaza resultou na morte de 10 palestinos e ferimentos em ao menos 20 outras pessoas neste sábado (16). O incidente ocorreu em uma escola no campo de refugiados de Shati, na Cidade de Gaza, onde estavam abrigadas famílias, de acordo com médicos locais. As operações de resgate ainda estavam em andamento, e autoridades de saúde afirmaram que há a possibilidade de mais vítimas sob os escombros. Não houve, até o momento, pronunciamento oficial das autoridades israelenses sobre o ataque.
Além do ataque à escola, o Exército israelense anunciou que interceptou dois foguetes lançados do norte da Faixa de Gaza, demonstrando a persistente capacidade dos grupos militantes palestinos de realizar lançamentos contra Israel, apesar das intensas operações militares que já duram mais de um ano. O bloqueio e os ataques aéreo e terrestre israelenses deixaram vastas áreas de Gaza devastadas, e a maioria de seus 2,3 milhões de habitantes foi deslocada.
De acordo com as autoridades de saúde palestinas, os ataques israelenses deste sábado resultaram em mais 30 mortes em diferentes partes da Faixa de Gaza. O Ministério da Saúde local também confirmou que desde o início do conflito, em 7 de outubro de 2023, 43.799 pessoas foram mortas. O conflito teve início com um ataque de militantes palestinos que matou aproximadamente 1.200 israelenses e resultou no sequestro de dezenas de reféns, atualmente mantidos em Gaza.