No último sábado (16), um ataque a faca em uma escola profissionalizante na cidade de Yixing, no leste da China, resultou na morte de oito pessoas e deixou outras 17 feridas. O incidente ocorreu no Instituto Profissional de Arte e Tecnologia de Wuxi, em uma província de Jiangsu. Segundo a polícia, o autor do ataque foi detido no local e confessou o crime, afirmando que estava insatisfeito por não ter recebido seu diploma de graduação e por não ter sido aprovado em um exame acadêmico importante.
Investigações preliminares indicam que o suspeito, de 21 anos, havia sido aluno da instituição e estava prestes a concluir o curso em 2024. Além da frustração com seu desempenho acadêmico, ele também teria ficado descontente com as condições de seu estágio profissional. O ataque ocorreu após uma série de descontentamentos pessoais relacionados ao seu percurso escolar e profissional.
Este ataque ocorre poucos dias após um outro incidente violento em Zhuhai, onde um motorista atropelou uma multidão, matando 35 pessoas. O aumento de episódios de violência dessa natureza tem gerado preocupação nas autoridades e na população, que buscam compreender as causas por trás de tais tragédias. O governo local afirmou estar tratando os feridos e continuando a investigação do caso, enquanto medidas de segurança estão sendo revisadas na região.