A cidade de Araraquara implementou alterações na via de acesso ramal Heitor de Souza Pinheiro, com a instalação de novos radares e a redução da velocidade máxima permitida de 60 km/h para 50 km/h. Essas mudanças foram determinadas por estudos técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito, com o objetivo de aumentar a segurança na área. Os radares passaram por aferição do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e começaram a operar no último sábado (9).
A medida tem como principal justificativa a prevenção de acidentes, especialmente devido ao comportamento dos motoristas que, ao transitarem da rodovia Washington Luís, onde a velocidade permitida é de 110 km/h, não reduziam a velocidade ao adentrar a cidade. A travessia semaforizada, que atende os conjuntos habitacionais da região, também foi apontada como um local de risco devido ao desrespeito constante ao sinal vermelho.
Além da instalação dos novos radares, a cidade firmou um contrato com uma nova empresa para a fiscalização eletrônica de trânsito, no valor de R$ 7,2 milhões, que ficará responsável pela instalação de mais nove radares fixos, 48 radares de semáforo e pela realização de estudos técnicos. A previsão é que o cronograma de instalação dos novos equipamentos seja concluído dentro de quatro meses.