A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia anunciou um levantamento do Sistema Único de Saúde (SUS) que revela que a cidade lidera a realização de cirurgias eletivas na região Centro-Oeste do Brasil. Em 2023, foram realizadas 7.971 procedimentos, e até julho de 2024, esse número chegou a 8.878, totalizando 16.849 cirurgias eletivas, com quase 15 mil delas sendo realizadas no Hospital Municipal Iris Rezende Machado (HMAP).
Além de liderar em volume de cirurgias eletivas, Aparecida de Goiânia também se destaca financeiramente, acumulando mais de R$ 20 milhões em faturamento com procedimentos de alta complexidade, que são mais caros e de difícil acesso na rede pública. O prefeito da cidade, Vilmar Mariano, ressaltou que esses recursos são provenientes de investimentos federais recebidos durante a gestão.
O município faz parte de um programa estadual voltado para a realização de cirurgias eletivas, que busca reduzir as filas em todo o estado. Com um total de cinco unidades executantes, Aparecida atende pacientes de mais de 150 municípios, com o HMAP como principal hospital, tendo capacidade para realizar 645 cirurgias eletivas por mês, além de 250 procedimentos hemodinâmicos.