Antes da Cúpula do G20, marcada para os dias 18 e 19 de novembro, o Rio de Janeiro e São Paulo recebem a edição deste ano do Urban 20 (U20), um evento focado na promoção de diálogos entre cidades e países sobre questões econômicas, climáticas e de desenvolvimento urbano. Criado em 2017, o U20 busca aumentar a visibilidade das questões urbanas nas agendas internacionais e facilitar a cooperação entre as grandes cidades e os membros do G20. Entre 14 e 17 de novembro, cerca de 87 prefeitos e autoridades municipais de mais de 100 cidades, incluindo Paris, Barcelona e Nova York, participam das discussões.
Durante o evento, as cidades participantes terão a oportunidade de definir uma mensagem coletiva, que será entregue diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacando o papel fundamental dos municípios no combate à pobreza, à desigualdade e às mudanças climáticas. A proposta é que os países do G20 reconheçam as cidades como aliados essenciais na implementação do Acordo de Paris, especialmente no que se refere à limitação do aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. O encontro também discutirá a necessidade de planos urbanos para lidar com as crises climáticas e garantir a inclusão social.
Uma pesquisa realizada pela C40 Cities revelou que a grande maioria dos brasileiros está preocupada com os impactos das mudanças climáticas, com 92% dos entrevistados demonstrando apreensão em relação aos efeitos ambientais. De acordo com o levantamento, 75% afirmam que sofrem com o aumento das temperaturas extremas, e 66% sentem que o custo de vida, especialmente o aumento dos preços dos alimentos, está diretamente ligado às alterações climáticas. A pesquisa também aponta que a população vê tanto os prefeitos quanto o governo federal como responsáveis pela implementação de medidas para combater os efeitos das mudanças climáticas nas cidades.