A Embaixada dos Estados Unidos em Kiev foi fechada após receber informações sobre um possível ataque aéreo significativo nesta quarta-feira (20). Em comunicado, o Departamento de Estado dos EUA instruiu os funcionários da embaixada a se abrigarem no local por precaução, recomendando também que cidadãos norte-americanos na região estejam preparados para agir imediatamente em caso de alerta aéreo.
O fechamento da embaixada ocorre em meio a tensões intensificadas, um dia após a Ucrânia ter usado mísseis norte-americanos para atingir o território russo, movimento autorizado recentemente pela administração dos EUA. A Rússia já havia advertido que ataques com armamentos ocidentais poderiam levar Moscou a considerar países da OTAN como diretamente envolvidos no conflito. Essa escalada ocorre no milésimo dia da guerra, com riscos nucleares aumentados após declarações do presidente russo sobre mudanças em sua doutrina militar.
O cenário de tensão internacional evidencia o papel estratégico de outras potências globais, como a China, em conter uma possível escalada nuclear. Líderes europeus e norte-americanos têm reafirmado a necessidade de buscar estabilidade, mesmo diante das mudanças no contexto militar. Apesar das tensões, esforços diplomáticos ainda buscam evitar uma escalada maior no conflito, enquanto autoridades seguem monitorando a situação.