Na última quarta-feira (27), o programa Amazônia Que Eu Quero realizou um evento no Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), em Manaus, com foco na bioeconomia. O encontro reuniu alunos do oitavo período do curso de Gestão Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com o objetivo de discutir soluções sustentáveis e inovadoras para o desenvolvimento da região amazônica, especialmente em relação às políticas públicas para a bioeconomia. As propostas apresentadas pelos estudantes durante o evento farão parte de um caderno de soluções, que será entregue às autoridades no primeiro semestre de 2025.
A bioeconomia foi o tema central do evento, que visou promover uma reflexão sobre o uso sustentável dos recursos biológicos, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais. Durante o encontro, os acadêmicos tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos sobre o tema. A interação com especialistas e a vivência em um contexto prático enriqueceram a compreensão dos alunos, que puderam aplicar seus conhecimentos acadêmicos a situações reais e contextuais, como destacou a professora Andrea Lanza, da UEA.
Com o fim dessa temporada, o programa Amazônia Que Eu Quero conclui suas atividades abertas ao público. As contribuições dos alunos e especialistas durante os encontros serão reunidas em um documento que será entregue às autoridades públicas. Criado em 2019, o programa busca promover a educação política e incentivar a participação da sociedade nas discussões sobre o futuro da Amazônia. Ao longo de sua trajetória, a iniciativa tem incentivado o debate sobre temas como educação, turismo e conectividade na região amazônica.