Quatro alunos da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França estão entre os finalistas de duas das mais prestigiadas competições de dança do mundo: o Prix de Lausanne e o Youth America Grand Prix (YAGP). As finais do Prix de Lausanne acontecerão em fevereiro de 2025, na Suíça, e as do YAGP em abril de 2025, em Nova Iorque. Para garantir a vaga, os bailarinos participaram de seletivas que envolveram centenas de concorrentes de diferentes países, destacando-se pela qualidade técnica e artística demonstradas.
A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, que se tornou uma referência na formação de bailarinos de alto nível, já acumula 33 prêmios nas principais competições internacionais de dança desde 2023. Além de preparar talentos para grandes palcos, a instituição é vista como um pilar fundamental na transformação social de jovens, oferecendo educação de qualidade de forma pública e gratuita. O apoio do governo estadual e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação tem sido crucial para o sucesso da escola, que é gerida pela Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2021.
Além dos resultados excepcionais nas competições, a instituição tem uma trajetória de conquistas no YAGP, que começou em 2005, e já soma 20 prêmios desde 2019. O prêmio é um importante ponto de partida para jovens bailarinos, com a oportunidade de receber bolsas e contratos em escolas e companhias renomadas pelo mundo. Durante as finais do YAGP, os participantes terão acesso a aulas e audições, o que torna a experiência enriquecedora, independentemente do resultado da competição.