Cerca de 60 alunos do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Professora Neide Enara Sima, em Nova Monte Verde, no estado de Mato Grosso, criaram um projeto para a recuperação ambiental das nascentes e da vegetação ciliar de rios e córregos da região. Com o objetivo de identificar os principais pontos de degradação nas áreas urbanas e rurais no entorno da escola, o projeto “Adote uma Nascente – Águas do Futuro” visa promover ações sustentáveis em um raio de 10 quilômetros ao redor da unidade escolar. O trabalho começou no início deste ano, como uma proposta interdisciplinar que integrou as disciplinas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
Inicialmente, o projeto tinha como meta mapear as áreas degradadas e criar um banco de dados com essas informações. No entanto, com o envolvimento dos alunos, a iniciativa evoluiu e passou a incluir a recuperação da vegetação ciliar nas áreas degradadas, resultando no plantio de mais de 100 mudas de árvores. A coordenadora do projeto, professora Patrícia Inácio Passos, afirmou que, para o próximo ano, a intenção é dobrar a quantidade de mudas plantadas e expandir ainda mais a ação, envolvendo toda a comunidade escolar.
O sucesso do projeto inspirou outros 488 alunos da escola a também se envolverem na recuperação ambiental, com planos para estender a iniciativa a outras áreas do município em 2025. A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a colaboração dos profissionais da escola, incluindo a gestão pedagógica e os professores, que orientam os alunos durante as atividades práticas de preservação e educação ambiental.