Em outubro, os preços de aluguéis comerciais de salas e conjuntos comerciais de até 200 m² superaram a inflação, com uma alta de 0,82%, conforme o Índice FipeZAP de Locação Residencial. Esse aumento foi o maior registrado nos últimos cinco meses, enquanto o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,56% no mesmo período. O valor médio de locação ficou em R$ 45,23 por metro quadrado, enquanto o preço de venda se manteve praticamente estável, com uma leve queda de 0,03%.
No ano, o retorno médio de aluguel de imóveis comerciais foi de 6,67% ao ano, superando a rentabilidade dos imóveis residenciais, que registraram um retorno de 5,96% ao ano. Apesar disso, ambos os retornos ficaram abaixo das perspectivas de rentabilidade de aplicações financeiras para os próximos 12 meses, o que reflete uma dinâmica de mercado em que os imóveis comerciais ainda oferecem uma rentabilidade considerável, embora inferior ao rendimento de investimentos tradicionais.
Nos últimos 12 meses, os preços de venda de imóveis comerciais aumentaram em média 0,36%, enquanto os preços de locação tiveram um crescimento de 8,19%. Esse panorama reflete uma tendência de aumento no custo do aluguel, em contraste com a estabilidade no mercado de vendas, e sugere que o setor de locação continua a ser mais dinâmico em comparação com o mercado de compra e venda de imóveis comerciais.