Um relatório do Sebrae-SP revela que cerca de 40% dos microempreendedores individuais (MEIs) da região de Piracicaba (SP) enfrentam algum nível de inadimplência. A maioria das dívidas se refere ao não pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) em setembro, conforme dados da Receita Federal. Diversas cidades da região apresentam índices de inadimplência superiores a 40%, com destaque para Cosmópolis (49,81%) e Rafard (45,83%).
Os microempreendedores inadimplentes foram notificados através do Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional e têm um prazo de 30 dias para regularizar a situação. Apesar de nem todos os inadimplentes terem sido notificados, o Sebrae reforça a necessidade de manter os pagamentos em dia para garantir acesso a benefícios como aposentadoria e auxílio-maternidade. O escritório do Sebrae-SP em Piracicaba oferece suporte aos interessados que precisam de ajuda para organizar suas finanças.
Segundo o Sebrae, a falta de planejamento financeiro é um dos principais fatores que levam à inadimplência, especialmente no setor de serviços. A analista de negócios Glebe Rossini Jr. enfatiza a importância de um controle rigoroso das finanças, independentemente do tamanho do empreendimento, para evitar problemas financeiros e manter os direitos assegurados. Microempreendedores podem buscar atendimento em escritórios regionais do Sebrae ou consultar informações no Portal do Simples Nacional e o e-CAC.