O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, será temporariamente fechado nos dias 18 e 19 de novembro para garantir a segurança durante a cúpula do G20, que reunirá chefes de Estado das maiores economias do mundo na cidade. A decisão, anunciada pelo Ministério de Portos e Aeroportos e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), atende a um pedido da prefeitura carioca e visa facilitar os bloqueios e controles no entorno do aeroporto central da cidade, localizado próximo ao Museu de Arte Moderna, onde será realizado o evento.
Durante o fechamento, as operações comerciais programadas para o Santos Dumont poderão ser transferidas para o Aeroporto do Galeão, situado na Zona Norte do Rio. O RIOgaleão, concessionária responsável pelo aeroporto, afirma estar preparado para receber um aumento significativo no fluxo de passageiros e voos, com uma expectativa de 341 mil passageiros e mais de 2.500 voos entre os dias 14 e 20 de novembro. Foram realizadas adaptações no local, incluindo reforço das equipes de limpeza, manutenção e uma frota adicional de táxis e carros de aplicativo para atender à demanda.
A cúpula do G20 e eventos paralelos, como o Urban 20 e o G20 Social, devem atrair milhares de pessoas ao Complexo Mauá e ao Museu de Arte Moderna. A reunião entre líderes e autoridades representa uma ocasião única para o Brasil, que preside o G20 pela primeira vez. O grupo é composto por 19 países e pela União Europeia, representando cerca de 85% do PIB global e dois terços da população mundial.