O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está na etapa final das obras de recuperação da pista, atingida por enchentes em maio que afetaram gravemente sua operação. Após cinco meses de interrupção, os voos nacionais foram retomados em outubro, transportando 363 mil passageiros em menos de um mês. A reabertura completa do terminal, incluindo voos internacionais, está prevista para 16 de dezembro, com o primeiro voo internacional chegando no dia 19, operado pela Copa Airlines, e novas rotas programadas para janeiro.
As obras, realizadas pela Fraport Brasil, incluem a aplicação da última camada de asfalto na pista, sinalização horizontal, instalação de balizamento luminoso e homologação técnica. Apesar de ainda operar com horário reduzido, a movimentação de passageiros já se aproxima dos níveis anteriores às enchentes. A reabertura impulsionou o turismo no estado, com aumento na demanda por viagens a destinos turísticos como Gramado, que aposta nos eventos de fim de ano para a retomada econômica.
O desastre climático que levou à interrupção do aeroporto também causou graves impactos em todo o Rio Grande do Sul, deixando 183 mortos e 27 desaparecidos. Durante o fechamento do Salgado Filho, a Base Aérea de Canoas operou provisoriamente, mas com capacidade reduzida. Agora, a recuperação do terminal representa um marco na superação dos desafios impostos pelas enchentes, sinalizando a retomada do fluxo aéreo e do turismo na região.