O livro Diário de Pilar na Amazônia, de Flávia Lins e Silva, será adaptado para o cinema em uma produção live-action, conforme anunciado na D23, evento para fãs da Disney, realizado em São Paulo. Com filmagens previstas para começar ainda este mês, o longa terá locações em Belém, Alter do Chão e Rio de Janeiro, trazendo à vida a história de Pilar, uma jovem aventureira que explora a floresta amazônica com a ajuda de uma rede mágica dada por seu avô.
A história acompanha Pilar, interpretada por Lina Flor, que viaja pela Amazônia e conhece Maiara, uma ribeirinha cuja comunidade foi destruída. Ao lado dos amigos Breno e Bira, Pilar e Maiara recebem a ajuda de seres folclóricos em uma jornada para encontrar a família de Maiara e combater o desmatamento da floresta. A escritora Flávia Lins e Silva expressou entusiasmo ao ver suas histórias ganharem vida, destacando a importância da preservação ambiental para um público ainda maior.
Produzido por Conspiração e com direção de Eduardo Vaisman e Rodrigo Van Der Put, o filme também conta com um elenco de peso, incluindo Marcelo Adnet e Babu Santana como vilões. Com previsão de estreia para 2025, o projeto promete encantar e conscientizar o público sobre a beleza e fragilidade da Amazônia.