A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) apreendeu, na última quarta-feira (27), mais de três toneladas de alimentos irregulares em um estabelecimento localizado no conjunto Parque das Nações, zona Centro-Sul de Manaus. Entre os produtos apreendidos estavam queijos, presuntos, mortadelas e linguiças calabresas que estavam sendo manipulados de forma inadequada, sem autorização, com falsificação de selos de inspeção e fora do prazo de validade.
Durante a operação, agentes da Adaf constataram que nove funcionários estavam fatiando e reembalando os produtos em uma câmara frigorífica desativada, em condições impróprias. O proprietário do estabelecimento, que possui alvará para atuar no atacado, reconheceu as irregularidades e a falsificação, mas afirmou que os alimentos vencidos não seriam destinados ao consumo final.
Os fiscais interditaram os equipamentos e emitiram um auto de infração, dando ao proprietário 30 dias para apresentar defesa. Os produtos apreendidos, incluindo 33,5 mil etiquetas falsas, foram encaminhados para destruição no aterro sanitário. A ação teve apoio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon-AM) e foi desencadeada a partir de uma denúncia recebida pela Ouvidoria da Adaf.