Donald Trump entrou para a política diretamente pela presidência, após consolidar uma carreira de empresário nos setores imobiliário e televisivo. Com origens em uma família de imigrantes e negócios herdados de seu pai, expandiu a empresa familiar e diversificou-se em hotéis, cassinos e campos de golfe, tanto nos EUA quanto no exterior. Ganhou notoriedade nacional ao apresentar o programa “O Aprendiz”, consolidando sua imagem como empresário e figura pública.
Durante sua trajetória, Trump enfrentou várias controvérsias e embates jurídicos. Além de acusações de discriminação racial na década de 1980, seu círculo de apoio incluiu Roy Cohn, um advogado polêmico que moldou sua abordagem de sempre projetar vitória e evitar admitir erros. Sua postura combativa marcou seus anos na presidência entre 2017 e 2021, período em que realizou uma agenda conservadora, incluindo a nomeação de juízes conservadores para a Suprema Corte, retirada dos EUA de tratados internacionais, e reforço de uma política migratória rígida.
Após sua derrota em 2020, contestada sem sucesso, e sob processos judiciais, Trump busca um novo mandato. Sua campanha recente enfatiza sua promessa de segurança interna e política de defesa nacional, ressoando com uma base de apoio que vê nele uma continuidade da linha política adotada em seu primeiro mandato.