Na Escola Estadual Professor Paulo Rolim Rosa, em São Paulo, os professores Carla e Gilvan estão inovando na forma de apresentar as obras de Machado de Assis para seus alunos. Reconhecendo a relevância do autor nas provas de vestibulares e concursos, eles utilizam métodos criativos, como a dramatização de contos e discussões informais, para engajar os jovens com a literatura do século XIX. Essa abordagem busca não apenas ensinar os textos, mas também despertar o interesse dos estudantes por meio de atividades lúdicas e interativas.
Além das dramatizações, os professores promovem rodas de conversa em que os alunos refletem sobre as obras e seus personagens. Essa dinâmica permite que os estudantes se conectem com os temas abordados por Machado, como a dualidade e a crítica social, relacionando-os com questões contemporâneas. As aulas são estruturadas de forma a criar um ambiente descontraído, onde os alunos se sentem à vontade para compartilhar suas opiniões e interpretações sobre as leituras.
Os educadores também enfatizam a importância de contextualizar a vida de Machado de Assis, apresentando-o como um exemplo de superação e relevância social. Essa visão amplia a compreensão dos alunos não só sobre a literatura, mas sobre a vida e a história, moldando cidadãos mais críticos e reflexivos. Os resultados dessa abordagem são visíveis, com os alunos demonstrando um maior interesse pela leitura e capacidade de análise, o que impacta positivamente em sua formação pessoal e acadêmica.