O 1º Seminário de Economia Criativa do Sertão de Pernambuco será realizado neste sábado (30), das 8h às 17h30, no Senac Serra Talhada. O evento, de participação gratuita, reunirá empreendedores, gestores públicos e representantes de instituições de fomento para discutir e promover a valorização da produção artística e cultural local. O seminário tem como objetivo explorar o potencial transformador da economia criativa e incentivar políticas públicas voltadas para o fortalecimento do setor no interior do estado.
O evento é voltado para autônomos, coletivos, associações, cooperativas e representantes das secretarias municipais de cultura, educação, planejamento e desenvolvimento social. O seminário busca unir esses diferentes setores para fortalecer a cadeia produtiva cultural e engajar os gestores municipais que assumirão seus cargos no próximo ano. A programação contará com palestras, painéis e oficinas, criando um ambiente de aprendizado e troca de experiências entre os participantes.
Um dos destaques do evento será a roda de conversa com os quatro patrimônios vivos do Sertão de Pernambuco: Dedé Monteiro, Assisão, Chico Santeiro e o Grupo de Coco Negras e Negros do Leitão da Carapuça. Durante essa atividade, os participantes poderão conhecer mais sobre as histórias e contribuições culturais desses importantes nomes para o patrimônio cultural da região. O seminário promete ser um marco para a economia criativa local e uma oportunidade de fortalecer laços entre diferentes áreas da sociedade.