A Black Friday 2024, que ocorrerá nesta sexta-feira (29), será potencializada pelo pagamento da primeira parcela (ou parcela única) do 13º salário, que, por lei, deve ser depositado até o dia 30 de novembro. Como essa data cai em um sábado, o pagamento será antecipado para sexta-feira, criando uma coincidência com a data de descontos no comércio. Isso leva especialistas a observar um aumento no consumo, já que muitos brasileiros planejam usar o benefício extra para aproveitar as promoções da Black Friday.
Pesquisas de grandes empresas, como Google e Mercado Pago, indicam que a maior parte dos consumidores pretende destinar o 13º para compras de fim de ano. O levantamento do Google aponta que 70% dos consumidores que planejam gastar o benefício em lazer, presentes ou viagens têm intenção de aproveitar as ofertas da Black Friday, enquanto apenas 40% optam por utilizar o valor para quitar dívidas ou investir. O Mercado Pago, por sua vez, observou que 54% dos consumidores planejam usar a grana para as compras de Natal e Black Friday, com 87% deles antecipando suas aquisições para a data.
Entre os produtos mais procurados pelos consumidores estão itens de moda, supermercados, artigos para casa e móveis, além de eletrodomésticos. O Google também prevê um aumento na demanda por produtos como eletroportáteis e televisores, devido ao maior poder aquisitivo gerado pelo pagamento do 13º combinado com os descontos da Black Friday. Esse cenário sinaliza um final de ano de forte movimentação no varejo, com o 13º salário desempenhando um papel importante no estímulo às compras.