No próximo domingo, 27 de outubro, mais de 33 milhões de eleitores retornarão às urnas para escolher prefeitos e vice-prefeitos em 51 cidades brasileiras durante o segundo turno das eleições. A votação terá início às 8h (horário de Brasília) e se encerrará às 17h, com exceção das cidades de Campo Grande, Cuiabá, Manaus e Porto Velho, onde os horários são diferentes, começando às 7h e finalizando às 16h, respectivamente. A apuração dos votos se iniciará logo após o fechamento das seções eleitorais, e os primeiros resultados serão divulgados após esse processo.
Os eleitores podem levar apenas um papel com os números dos candidatos para a cabine de votação, pois itens como celulares e outros aparelhos eletrônicos são proibidos. É necessário apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, passaporte ou carteira de habilitação, para votar. A apresentação do título de eleitor físico não é obrigatória, desde que o eleitor tenha seus dados registrados em um documento válido. Aqueles que não realizaram a coleta biométrica também poderão votar, pois essa não é uma exigência para as eleições municipais deste ano.
Importante destacar que quem não votou no primeiro turno pode participar do segundo, já que cada turno é considerado uma eleição independente. Entre as cidades que terão segundo turno estão Anápolis, Belo Horizonte, Fortaleza e São Paulo. A Justiça Eleitoral incentiva a participação dos eleitores, reforçando que o comparecimento às urnas é fundamental para a democracia. Além disso, São João do Meriti, no Rio de Janeiro, não realizará o segundo turno devido a uma determinação do Tribunal Regional Eleitoral do estado.