No início da noite de segunda-feira (7), vinte brasileiros repatriados do Líbano desembarcaram em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, após serem resgatados pelo primeiro voo da Força Aérea Brasileira (FAB). Este voo faz parte de uma operação maior que conseguiu trazer 228 pessoas de volta ao Brasil no domingo (6). Ao chegarem, os repatriados foram recebidos por familiares e amigos, que expressaram sua alegria com flores, abraços e aplausos no Aeroporto Internacional de Foz.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, juntamente com a prefeitura da cidade, organizou uma rede de apoio para os repatriados que pudessem precisar de assistência na área de saúde ou habitação. Contudo, todos os passageiros que desembarcaram nesta segunda-feira não requereram esses serviços, indicando que estavam bem após a viagem. A cidade de Foz do Iguaçu abriga uma das maiores comunidades libanesas do Brasil, o que demonstra a relevância do resgate para as famílias locais.
O resgate dos brasileiros ocorreu em um contexto de intensos bombardeios em várias regiões do Líbano, em meio ao conflito entre forças israelenses e o grupo Hezbollah. A continuidade dessas operações de repatriação é esperada, com um segundo voo da FAB programado para chegar em Foz nas próximas horas, atendendo à necessidade de segurança e apoio para os cidadãos brasileiros no exterior.