O Rei Charles III iniciará sua primeira grande viagem oficial à Austrália e Samoa, marcada para o período de 18 a 25 de outubro, desde que o diagnóstico de câncer foi divulgado em fevereiro. Durante a viagem, o monarca, de 75 anos, contará com uma equipe médica e fará uma pausa em seu tratamento de quimioterapia. Ele será acompanhado pela Rainha Camilla e terá dois médicos à disposição para monitorar sua saúde.
A visita começará em Canberra, onde Charles discutirá questões relacionadas às mudanças climáticas com autoridades do Jardim Botânico Nacional e se reunirá com cientistas da Agência Nacional de Ciências da Austrália para abordar as consequências dos incêndios florestais que afetaram o país nos últimos anos. Posteriormente, o casal real viajará para Sydney, onde encontrará pesquisadores que se destacam no estudo do câncer de pele.
Após a estadia na Austrália, Charles e Camilla seguirão para Samoa, onde participarão da reunião de chefes de governo da Commonwealth, uma organização composta por 56 países que possuem vínculos históricos com o Reino Unido. A visita foi reduzida em razão da saúde do rei, que já havia feito várias viagens à Austrália como príncipe, mas esta será a sua primeira como soberano.