A Venezuela anunciou, nesta quarta-feira (30), a convocação de seu embaixador no Brasil, como forma de expressar seu repúdio a comentários feitos por porta-vozes do governo brasileiro, incluindo o assessor especial da Presidência. O Ministério das Relações Exteriores venezuelano criticou as declarações como recorrentes, mentirosas e grosseiras, enfatizando que essas afirmações prejudicam as relações diplomáticas entre os dois países.
No comunicado, o governo da Venezuela descreveu os comentários como uma constante agressão que compromete as relações políticas entre os Estados, ameaçando os laços que tradicionalmente unem Venezuela e Brasil. O governo venezuelano ressaltou que tais declarações, particularmente aquelas atribuídas ao assessor especial em Assuntos Exteriores, refletem uma postura que estaria alinhada com interesses externos, especificamente os dos Estados Unidos.
Por fim, foi informado que, seguindo orientações do presidente, a convocação do embaixador Manuel Vadell para consultas é uma medida imediata. A situação reflete um contexto de crescente tensão nas relações bilaterais, onde a comunicação e o diálogo se tornam cada vez mais desafiadores.