Em um marco histórico para a região Sul do Rio e Costa Verde, as cidades de Vassouras e Barra do Piraí elegeram, pela primeira vez, mulheres como prefeitas. Rosi, do PP, e Katia Miki, do Solidariedade, assumirão o cargo nos próximos quatro anos, destacando-se como as únicas mulheres eleitas entre as 24 cidades da região nas eleições de 2024. No pleito anterior, apenas duas mulheres conseguiram conquistar posições executivas, mas ambas não foram reeleitas ou não se candidataram novamente.
Além das eleições para o executivo, o número de mulheres eleitas para as câmaras municipais também sofreu uma queda significativa. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que a participação feminina nas câmaras da região diminuiu de 31 para 22 mulheres em comparação com as eleições de 2020. A atual legislatura, que vai até 2024, inclui oito municípios sem representação feminina, refletindo a necessidade de uma maior inclusão das mulheres na política local.
A partir de 1º de janeiro de 2025, a situação nas câmaras municipais será um pouco mais favorável, com 16 cidades garantindo a presença de pelo menos uma mulher. Sapucaia se destacou como a cidade que elegeu o maior número de mulheres, com três representantes. Por outro lado, Volta Redonda, que atualmente não tem mulheres no legislativo, verá a inclusão de duas representantes no próximo ano, mostrando um movimento gradual em direção à equidade de gênero nas esferas de poder local.