A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a aquisição de 15% do capital da Anglo American Minério de Ferro Brasil pela Vale, sem restrições. O despacho foi publicado no Diário Oficial da União. O acordo envolve uma parceria entre as duas empresas, com a Anglo American mantendo o controle e a operação do complexo Minas-Rio, que inclui potenciais expansões futuras.
Além da compra de ações, a Vale também adquirirá 15% das dívidas intercompany da Anglo American Brasil, tornando-se sua credora. Como parte da transação, a Vale investirá na Anglo American um conjunto de imóveis e ativos relacionados ao Projeto Serra da Serpentina, que se encontra em fase inicial de desenvolvimento em Minas Gerais. A empresa realizará ainda um desembolso adicional de US$ 157,5 milhões, sujeito a ajustes financeiros.
A operação prevê a expansão do sistema logístico para escoamento de minério de ferro, caso a capacidade do mineroduto do Sistema Minas-Rio se mostre insuficiente. Também estão previstas soluções logísticas adicionais para facilitar o transporte do volume extra proveniente do Projeto Serra da Serpentina, ampliando a capacidade operacional e estratégica das empresas no setor mineral.