A cidade de São Vicente, localizada no litoral de São Paulo, adotou a vacina contra a Covid-19 para crianças com mais de seis meses como parte do calendário vacinal infantil. A medida visa aumentar a proteção das crianças e já está disponível em 26 locais de vacinação espalhados pela cidade. Segundo a Prefeitura, o imunizante também é acessível a gestantes, puérperas, crianças menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, imunossuprimidos, profissionais de saúde, indivíduos com comorbidades, portadores de deficiência permanente e pessoas em situação de rua.
As vacinas podem ser recebidas em todas as unidades de saúde, das 9h às 16h30, além do posto de vacinação localizado no Shopping Brisamar, que funciona de segunda a sábado, das 10h às 19h. Para a vacinação, é necessário apresentar a caderneta de vacinação e um documento de identidade com foto. Essa iniciativa é uma resposta da administração municipal à necessidade de ampliar a cobertura vacinal, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.
Um levantamento recente indicou que, em setembro, São Vicente enfrentou desafios relacionados à disponibilidade do imunizante. Contudo, em outubro, a cidade anunciou que recebeu um reforço no estoque das vacinas, garantindo que as doses estejam suficientes para atender a demanda da população. A Prefeitura continua a incentivar a vacinação, destacando sua importância na proteção da saúde coletiva.