Em um seminário promovido pelo Ministério da Educação, pesquisadores e gestores discutiram a aplicação da inteligência artificial e a governança de dados nas políticas públicas educacionais. O evento, realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas e o Instituto Federal de Brasília, abordou alternativas para o gerenciamento de informações que asseguram direitos e a utilização de dados na tomada de decisões, enfatizando a importância da análise em tempo real de informações como a frequência escolar.
Um dos principais desafios mencionados foi a dificuldade em acessar documentos como históricos escolares de alunos que transitaram entre diferentes instituições. A diretora de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica ressaltou a necessidade de atualizar as práticas de tratamento de dados na rede de educação. Para enfrentar essa demanda, foi criado o Gestão Presente, um hub educacional destinado a armazenar e organizar dados, contribuindo para a gestão escolar e facilitando processos como matrícula e acompanhamento acadêmico.
As discussões também destacaram a relevância da tecnologia não apenas como recurso educacional, mas como uma ferramenta para otimizar a gestão da educação. Entre os obstáculos enfrentados estão a presença de dados incompletos, a dificuldade na análise de informações e a falta de profissionais qualificados, que frequentemente não permanecem nas redes municipais, resultando em alta rotatividade. A iniciativa visa promover uma gestão mais eficiente e garantir que serviços públicos essenciais sejam acessíveis a todos.