A União Europeia anunciou que irá contestar na Organização Mundial do Comércio (OMC) a decisão da China de implementar medidas antidumping sobre o conhaque importado do bloco. O porta-voz para Comércio e Agricultura da Comissão Europeia, Olof Gill, declarou que essas medidas são infundadas e reafirmou a determinação da UE em proteger sua indústria contra abusos nas práticas de defesa comercial.
Essa ação da China ocorre em um contexto de tensões comerciais, especialmente após a aplicação de tarifas adicionais pela UE sobre veículos elétricos provenientes da China. A medida da UE busca, entre outros objetivos, equilibrar o mercado e promover a competitividade justa entre as indústrias europeias e chinesas.
A disputa comercial entre a União Europeia e a China reflete um cenário mais amplo de rivalidade econômica global, onde os dois blocos buscam proteger suas indústrias nacionais e manter um comércio justo. As medidas adotadas por ambos os lados indicam um aumento nas tensões e um ambiente comercial cada vez mais complexo.