O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu até o momento 1.290 denúncias de propaganda irregular durante o segundo turno das eleições de 2024, com o registro dessas ocorrências sendo feito por meio do aplicativo Pardal, uma ferramenta desenvolvida pela Justiça Eleitoral. O aplicativo, que também inclui uma nova funcionalidade para relatar irregularidades nas campanhas eleitorais na internet, tem sido amplamente utilizado pelos eleitores. A Paraíba lidera o número de denúncias, com 395 registros, seguida pelo Ceará e São Paulo.
As denúncias relacionadas à propaganda eleitoral na internet representam 7% do total, enquanto problemas com banners, cartazes e faixas somam 12%. Além disso, 14% das reclamações referem-se a irregularidades relacionadas a bens públicos. As denúncias são encaminhadas ao juízo eleitoral competente, que tem a responsabilidade de atuar em casos de irregularidades, garantindo a integridade do processo eleitoral.
Para evitar acusações infundadas, o aplicativo Pardal orienta os usuários sobre o que pode ser denunciado, permitindo que escolham prosseguir ou encerrar a denúncia. Além disso, casos de desinformação são direcionados ao Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), enquanto denúncias que envolvem crimes ou ilícitos eleitorais são encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral. A apuração dos votos será acompanhada em tempo real em todas as cidades que participam do segundo turno, que ocorrerá neste domingo (27).