O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) programou para este sábado, dia 27, às 12h, a verificação da integridade e autenticidade dos sistemas que serão utilizados nas eleições. Este procedimento, que ocorre na véspera das eleições, tem como objetivo auditar o sistema responsável pela totalização dos votos, garantindo que o processo eleitoral ocorra de forma transparente e segura. Durante a cerimônia, a equipe de tecnologia da informação do TSE realizará uma inspeção minuciosa dos programas que gerenciam os resultados das urnas eletrônicas.
No próximo domingo, também dia 27, será realizado o segundo turno das eleições municipais em 51 cidades do Brasil. O horário de votação será unificado, seguindo o fuso horário de Brasília, das 8h às 17h. Eleitores em cidades com fusos horários diferentes, como Campo Grande, Cuiabá, Manaus e Porto Velho, devem se atentar para o horário local, que será das 7h às 16h, uma hora antes em relação ao horário de Brasília.
O TSE destaca a importância da auditoria como uma medida de segurança para assegurar a confiança do eleitorado no sistema. Além disso, o tribunal alertou sobre a possibilidade de abstenção, especialmente para eleitores com 70 anos ou mais, que têm o voto facultativo nesta semana, e sobre as implicações do ponto facultativo na segunda-feira que pode afetar a participação nas urnas.