O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, em decisão unânime, o envio de tropas federais para o segundo turno das eleições em Fortaleza e Caucaia, a ser realizado no próximo domingo. Essa medida visa reforçar a segurança nas cidades, que já receberam apoio militar durante o primeiro turno. No total, 26 municípios cearenses contaram com a presença de tropas federais na primeira etapa das eleições, garantindo um ambiente mais seguro para os eleitores.
A atuação das Forças Armadas em processos eleitorais é prevista pela legislação, que permite esse suporte tanto para a logística quanto para a segurança do pleito. O envio das tropas ocorre quando a Justiça Eleitoral é informada sobre a incapacidade do efetivo policial local em assegurar a normalidade da votação. A responsabilidade pela logística das operações fica a cargo do Ministério da Defesa.
Neste segundo turno, 33,9 milhões de eleitores de 15 capitais e 36 municípios voltarão às urnas para escolher seus prefeitos. Em Fortaleza, há 1.821.382 eleitores aptos a votar, enquanto em Caucaia, o número é de 245.560. É importante ressaltar que não haverá segundo turno para a escolha dos vereadores nas cidades em questão.