O Tribunal Superior do Trabalho (TST) anunciou um investimento de R$ 10,4 milhões para a renovação de sua frota de veículos, por meio de uma licitação que visa adquirir 27 carros híbridos zero quilômetro. A decisão de substituir os veículos antigos está alinhada com uma nova abordagem do Poder Judiciário, que prioriza iniciativas voltadas à proteção ambiental. O edital da licitação destaca a importância dessa substituição como parte de uma estratégia mais ampla de eficiência e sustentabilidade.
Os novos veículos devem atender a uma série de especificações técnicas, incluindo características como quatro portas, bancos revestidos em couro, ar condicionado, câmbio automático, sensor de estacionamento, sistema de som, direção elétrica, modelo sedan e cor preta. A escolha de carros híbridos é justificada por um estudo técnico preliminar que recomenda modelos mais eficientes e que requerem menores gastos com manutenção, refletindo uma tendência de modernização na administração pública.
Atualmente, o TST possui 81 veículos oficiais, que incluem carros de representação, veículos destinados a ministros e outros utilizados para transporte de documentos e autoridades. Editais semelhantes já foram publicados pelos Tribunais Regionais do Trabalho da Paraíba e do Rio Grande do Norte, indicando um movimento conjunto em direção à modernização e eficiência nas operações do Judiciário.