O Tribunal de Justiça do Tocantins se reuniu em sessão plenária nesta quinta-feira (3) para eleger a nova mesa diretora, que assumirá a administração do Poder Judiciário Estadual no biênio 2025/2027. A desembargadora Maysa Vendramini Rosal, que atualmente ocupa o cargo de corregedora-geral, foi escolhida por unanimidade como presidente. A desembargadora Jacqueline Adorno de La Cruz Barbosa foi eleita vice-presidente, enquanto o novo corregedor-geral da Justiça é Pedro Nelson de Miranda Coutinho, e Adolfo Amaro Mendes foi escolhido como vice-corregedor.
A eleição ocorre em um contexto de investigações relacionadas a supostas irregularidades dentro do sistema judiciário, com a Polícia Federal e o Superior Tribunal de Justiça apurando alegações de venda de sentenças. Recentemente, dois magistrados foram afastados de suas funções, e outros desembargadores também foram citados nas investigações, levantando preocupações sobre a integridade do Poder Judiciário.
Além da nova mesa diretora, durante a sessão foram definidos outros cargos importantes dentro do Tribunal de Justiça. Marco Villas Boas foi nomeado diretor-geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense, e Angela Issa Haonat será a primeira diretora adjunta. Também foram eleitos membros do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, reforçando a estrutura e o funcionamento do Judiciário na região.