Moradores de diversas áreas da Grande São Paulo enfrentam falta de energia após um forte temporal na noite de sexta-feira, 11. A região sul da capital, especialmente em bairros como Campo Limpo, Santo Amaro e Sacomã, foi uma das mais afetadas, com a confirmação de pelo menos uma morte decorrente da queda de uma árvore em uma feira. Outros bairros de diferentes zonas da cidade, incluindo oeste e leste, também relataram problemas, totalizando cerca de 1,6 milhão de clientes impactados pela interrupção do serviço de energia.
A concessionária Enel informou que está mobilizando cerca de 800 equipes para restabelecer a energia e que já conseguiu reativar o serviço para aproximadamente 500 mil clientes até a manhã de sábado, 12. Para atender às áreas mais críticas, a empresa disponibilizou 500 geradores e está utilizando dois helicópteros para identificar falhas em locais de difícil acesso. O cenário é complicado, com trechos da rede elétrica danificados e a necessidade de reconstruir quilômetros de infraestrutura elétrica.
Além da falta de energia, o Corpo de Bombeiros registrou mais de 140 chamadas relacionadas a quedas de árvores e outros danos causados pela tempestade, que incluiu ventos fortes de até 88,9 km/h. Os aeroportos também enfrentaram problemas, com suspensão de operações e cancelamentos de voos. A Defesa Civil confirmou a ocorrência de alagamentos em várias regiões, mas não há previsão de novos temporais para o final de semana, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas.