Uma tempestade severa atingiu o estado de São Paulo nesta quinta-feira (24), resultando em oito pontos de alagamento identificados pelo Centro de Gerenciamento de Emergências, todos transitáveis. As regiões da cidade estavam em estado de atenção desde as 20h30. No interior paulista, a cidade de Ourinhos registrou ventos de até 126 km/h, enquanto os municípios de Jaborandi, Avaré e Taquaritinga enfrentaram destelhamentos. Além disso, um posto de gasolina em Gabriel Monteiro perdeu a cobertura devido à força do vento.
A Defesa Civil de São Paulo atribuiu a ventania ao calor, à umidade excessiva na região e à queda de temperatura resultante da formação de um ciclone extratropical entre o Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Em Pirapora do Bom Jesus, 23% dos clientes da Enel, concessionária de energia, ficaram sem eletricidade, somando um total de 53 mil imóveis sem abastecimento até às 21h. A tempestade também afetou estados do Sul do Brasil, como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde foram emitidos alertas e houve registros de ventos superiores a 60 km/h, com algumas cidades alcançando rajadas de até 133 km/h.
Em Santa Catarina, o impacto foi significativo, com Ponte Alta reportando até 200 casas destelhadas. Em São Miguel do Oeste, 30 imóveis sofreram danos, enquanto a cidade de Urussanga registrou o telhado de uma escola municipal sendo arrancado, atingindo uma residência vizinha sem causar vítimas. Na região de Descanso, danos foram reportados em quatro residências, uma indústria e uma igreja. Além disso, interrupções no fornecimento de energia foram noticiadas em várias cidades, ressaltando a gravidade da tempestade e seus efeitos devastadores na infraestrutura local.