A região de Piracicaba, em São Paulo, enfrenta um alerta amarelo devido a uma onda de calor que pode levar as temperaturas a alcançarem os 40ºC nesta quarta-feira (2). Com mínimas previstas em torno de 21ºC, a alta temperatura é atribuída à altitude das cidades da região, que é inferior à de locais como Campinas. Essa condição climática é acentuada pela baixa umidade do ar, que pode ficar entre 12% e 20%, aumentando o risco de incêndios florestais e problemas de saúde, como ressecamento da pele e desconforto respiratório.
Além da onda de calor, o mês de setembro de 2024 registrou o menor índice de chuvas desde 2021, com apenas 11,6 mm, o que demonstra uma grave estiagem. A Defesa Civil de Piracicaba destaca que a transição do fenômeno climático El Niño para La Niña pode estar influenciando a irregularidade nas chuvas, impactando diretamente na seca enfrentada pela região. Em resposta a essa situação, o governo estadual prorrogou a Operação Estiagem até 15 de outubro de 2024, buscando medidas de mitigação para os impactos da falta de água.
A população é orientada a adotar medidas preventivas, como hidratação constante, evitar a exposição ao sol em horários críticos e não realizar queimadas. As previsões do tempo para a região indicam altas temperaturas e umidade muito baixa, o que requer atenção redobrada por parte dos cidadãos e das autoridades para minimizar os efeitos adversos dessa onda de calor e da estiagem prolongada.