O técnico Abel Ferreira foi punido com dois jogos de suspensão pela 4ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mas poderá comandar o Palmeiras na partida contra o Juventude, no dia 20, no Estádio Alfredo Jaconi. A punição ocorreu devido a um gesto considerado obsceno durante a eliminação do Palmeiras na Copa do Brasil, em agosto, contra o Flamengo, o que resultou em sua expulsão e posterior suspensão.
No entanto, o julgamento do treinador foi retirado da pauta do tribunal, pois o Palmeiras propôs um acordo de transação, que sugere a conversão da suspensão em uma multa de R$ 100 mil. A proposta foi apresentada durante a sessão do Pleno do STJD, onde o auditor relator optou por avaliar essa nova solicitação, suspendendo assim a punição original.
Atualmente, o Palmeiras é vice-líder do Campeonato Brasileiro, com 57 pontos, a apenas três do Botafogo, restando nove rodadas para o término da competição. A equipe busca conquistar seu tricampeonato nacional, o que torna a presença do técnico no banco de reservas ainda mais significativa para a sequência do torneio.