O ator e dramaturgo Hélio Fróes, diretor da Cia de Teatro Nu Escuro, traz de volta à cena goiana o monólogo intitulado Cobre do Meu Pai, que será apresentado nos dias 16, 17 e 18 de outubro, sempre às 20h, no Teatro Sesc Centro. As entradas são gratuitas, mas os interessados devem retirar os ingressos pelo site da Sympla com um dia de antecedência.
A peça, dirigida por Fernanda Pimenta, foi contemplada pelo Edital de Arte e Criação em Goiás, proveniente da Lei Federal Paulo Gustavo, e apresenta uma narrativa que mistura memórias, humor, drama e poesia. A história aborda a relação entre Hélio e seu pai, revelando uma figura paternal que, embora vista como heroica na infância, esconde um passado repleto de complexidades e sombras, desafiando a idealização dessa figura.
Com uma abordagem de teatro documentário, o espetáculo utiliza o tacho de cobre como um símbolo da herança familiar e dos segredos guardados. A venda deste objeto funciona como um rito de passagem para o protagonista, que é confrontado com seu passado, incentivando-o a sair de sua zona de conforto e a reavaliar suas memórias.