Pacientes que necessitam de neurocirurgia no Hospital das Clínicas de Marília (HCFamema) estão sendo encaminhados para outras unidades de saúde, como a Santa Casa de Marília, o Hospital Regional de Assis e a Santa Casa de Ourinhos, devido à suspensão temporária dos atendimentos nessa especialidade. A medida, conforme anunciado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, faz parte de um processo de readequação do Departamento de Neurocirurgia do hospital.
Embora apenas os procedimentos de neurocirurgia tenham sido impactados, os serviços de neurologia continuam a operar normalmente. A situação, no entanto, tem gerado preocupações, especialmente em relação à capacidade de atendimento emergencial, pois a Santa Casa de Marília enfrenta dificuldades devido à falta de leitos de UTI, o que sobrecarrega o setor de emergência. Um acordo foi firmado entre a instituição e a Secretaria Municipal de Saúde para atender a casos neurológicos de forma emergencial.
A necessidade de novos leitos de UTI se torna cada vez mais evidente, uma vez que a demanda por serviços de saúde tem crescido. Em resposta a essa situação, a Santa Casa de Marília comunicou que está em busca da abertura e financiamento de dez novos leitos de UTI para atender adequadamente os pacientes que chegam à unidade, buscando assim aliviar a pressão sobre os serviços de emergência e garantir cuidados adequados durante esse período de transição.