Seis galos e três pintinhos foram resgatados em Campo Belo do Sul, Santa Catarina, durante uma abordagem realizada pela Polícia Rodoviária Militar (PMRv). Os animais estavam amarrados e acompanhados de esporas de metal e plástico, além de remédios e seringas. A polícia suspeitou da conduta dos três homens a bordo do veículo, que apresentaram informações contraditórias sobre os animais e os materiais encontrados.
A abordagem ocorreu na manhã de sábado (26) na SC-390, quando o motorista, de 50 anos, parou o carro a mais de 50 metros do local onde foi ordenado, levantando suspeitas. Os outros dois passageiros tinham 28 e 80 anos. Os galos estavam com as patas amarradas e enrolados em panos, indicando possíveis práticas de rinha, uma atividade ilegal e considerada cruel.
Após serem questionados, os suspeitos não conseguiram apresentar uma versão coerente sobre a situação, levando a polícia a conduzi-los para a delegacia de Lages. Um boletim de ocorrência foi registrado, mas não houve retorno sobre o status dos suspeitos ou sobre a investigação subsequente até a última atualização da reportagem.