O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou que a multa de R$ 28,6 milhões paga pela rede social X foi transferida corretamente para uma conta do Banco do Brasil, após um depósito equivocado na Caixa. Com a regularização do pagamento, a plataforma agora aguarda o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre seu pedido de desbloqueio, que será analisado pelo ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo caso.
A rede social havia sido retirada do ar em agosto, quando a empresa encerrou suas operações no Brasil, deixando de ter um representante legal no país, requisito essencial para o funcionamento de qualquer empresa. Essa decisão ocorreu após a multa imposta devido à recusa da plataforma em atender a uma determinação judicial que exigia a remoção de perfis vinculados a mensagens antidemocráticas.
Recentemente, a representação da rede social foi reativada com a advogada Rachel Villa Nova como a nova representante legal. Com a regularização da multa e a reabertura da representação, a empresa fez um novo pedido ao ministro para retomar suas operações no Brasil. A análise do pedido pelo STF poderá definir o futuro da rede social no país, especialmente considerando os eventos que levaram ao seu desligamento anterior.